MEDICINA DENTÁRIA DESPORTIVA

Seria óbvio pensar que, se uma boa saúde oral é de importância relevante para o bem estar geral, mais importante seria para quem procura atingir altos índices de rendimento físicos.
Não é, pois, de estranhar que um estudo realizado pelo F.C. Barcelona, demonstrou que uma má saúde oral pode provocar problemas de desiquilibrios, lesões musculares, dores de cabeça e caimbras, afectando negativamente o rendimento desportivo dos atletas. Tendo o Dr. Campos Mendes, larga experiência neste campo, dado integrar desde 2001 o corpo clínico da equipa sénior do LEIXÕES S.C., natural foi utilizar os seus conhecimentos para criar a unidade de Medicina Dentária Desportiva na sua clínica, por onde têm passado numerosos e nomeados futebolistas e, atletas de outras modalidades.

A Medicina Dentária Desportiva tem uma acção multidisciplinar com o intuito de promover a saúde oral, tratando e prevenindo lesões decorrentes de actividades físicas e, consequentemente, melhorar o rendimento dos atletas. Uma das áreas envolvidas na abordagem oral é o estudo da Oclusão, no qual se avaliam as relações de contacto entre as arcadas superior e inferior, assim como a relação dinâmica, morfológica e funcional entre os componentes do sistema mastigatório (dentes e suas estruturas de suporte, articulação temporomandibular, sistema neuromuscular e esquelético).

desportiva5.jpg
desportiva6.jpg
desportiva7.jpg
desportiva8.jpg

 

Devido ao significativo aumento de pessoas que praticam desporto, tanto de forma amadora como profissional, verifica-se uma maior preocupação na protecção dessas estruturas e também na sua relação com as restantes partes do corpo, sendo, para tal, recomendada a utilização de protectores orais.

Estes protectores (goteiras) são moldados à semelhança da anatomia dentária de cada paciente, dado que são efetuados após o registo da sua arcada dentária, permitindo, desta forma, uma aderência perfeita e evitando as dificuldades respiratórias dos protectores standard, tornando mais fácil a sua adaptação.

A utilização destes aparelhos de protecção é aconselhada tanto nos desportos de alto risco como de médio risco, mas principalmente nos de contacto físico, uma vez que previnem as lesões orais traumáticas e amortizam golpes infligidos noutras partes da cabeça e pescoço."

Tratamentos que a CLINICA CAMPOS MENDES coloca ao dispor dos atletas:

  • Despistagem de infeções dentárias
  • Equilíbrio oclusal
  • Protetores bucais
  • Prevenção de doenças dentárias
  • Tratamento de doenças dentárias

 

desportiva5.jpg
desportiva6.jpg
desportiva7.jpg
desportiva8.jpg

Qualquer dúvida não deixe de nos contactar

Temos uma equipa de profissionais sempre prontos para o ajudar!